Light Of Warriors
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

GM / RAID LÍDER

Ir para baixo

GM / RAID LÍDER Empty GM / RAID LÍDER

Mensagem por Acrof Qui Jun 05, 2014 2:13 pm

E aí, vamos?
GM / RAID LÍDER Fanart-1158-large
Milena 07 de março de 2013 Real Life

“A diferença entre um chefe e um líder: um chefe diz, Vá! – um líder diz, Vamos!” – E. M. Kelly

Na vida nós precisamos de líderes, e às vezes acaba sobrando pra nós mesmos tomarmos iniciativa e liderarmos alguma coisa. A questão é: liderar é complicado, é trabalhoso e muitas vezes é chato. Mas ainda sim é necessário.

Esse post, assim como o de semana passada, tem como objetivo ser um guia pra quem pretende ou precisa que alguém tome as rédeas de alguma instância no jogo. Eu vou usar aqui três tipos de liderança existentes no jogo: liderança de guilda (Guild Master/Mestre de Guilda), liderança de raides (Raid Lider/ Líder de Raides) e liderança de campos de batalha ranqueados (BG Lider/ Líder de CB ranqueado).

A essência do power ranger vermelho

Não há fórmula mágica que dê poderes para alguém simplesmente tomar as rédeas de uma situação que precisa de um líder,e muito menos há quem tenha nascido para ser um líder. A maioria das vezes que um grupo de pessoas precisa de uma maior organização, muitas vezes o que acontece é que o grupo acaba se organizando para resolver isso, e se alguma pessoa se destaca nessa organização, os demais acabam nutrindo por esta pessoa um maior respeito pelas idéias e ações por ela tomadas. Definindo rapidamente as três lideranças já mencionadas com algumas características gerais, vamos aos casos:

Mestre de Guilda (Guild Master/ GM): Quem faz parte de guilda sabe que existe o Mestre da Guilda, e ele possui alguns membros que o orientam e dão seus palpites quando preciso, mas quem acaba dando o ultimato da decisão é o Mestre de Guilda. Exige muita responsabilidade, jogo de cintura e ele deve saber lidar com as pessoas. Liderar uma guilda exige cuidar de seus membros, saber e atender os interesses de cada um na medida do possível, saber repartir os recursos obtidos e fazer da guilda uma verdadeira família, e usar de grupos no Facebook, RaidCall, Team Speak ou qualquer outro mecanismo de contato mais pessoal e direto ajuda bastante.

Líder de Raides (Raid Lider/ RL): Numa raide, as pessoas organizam-se e cada uma estuda a luta dos bosses, são responsáveis pela sua rotação. Mas quem explica as lutas, quem vai procurar alguém para ir no lugar de algum membro do core se alguém faltar, quem organiza os membros do core, checa se o DPS, Curador ou Tanque estão desempenhando seu papel de forma eficiente e lida com possíveis problemas, é o Líder da Raide. Este líder precisa estudar muitas lutas, deve ter responsabilidade e muita paciência, deve saber lidar com seu grupo e conhecer profundamente as limitações e alcances das classes com quem ele raida. 

Líder de Campo de Batalha Ranqueado (RBG Lider/ CB Lider): No CB Ranqueado, é o Líder quem dita as estratégias, envia jogadores para as posições certas, percebe o panorama do campo de batalha e pensa nas possibilidades existentes. Exige uma mente muito automática para lidar com problemas imediatos, deve saber manter a calma do grupo quando algo não está dando certo, deve fazer das derrotas um aprendizado, deve estudar muito as classes do jogo e as estratégias de cada CB Ranqueado.

Obey your master, master!

A responsabilidade das ações que o líder resolve tomar podem repercutir muito. Se quiser ser um bom líder, tem que se lembrar que você pode e vai cometer erros, então deve aprender a lidar com eles também (começando por pedir desculpas e se possível, consertar seus erros). O líder deve aprender a ser sempre muito amigável e público, as pessoas virão te procurar para saber da sua opinião ou para criticar/reclamar/pedir coisas, e você deve saber como lidar com elas. Se prometer algo, cumpra, ou pelo menos de desculpe ou se esforce para cumpri-la em outra oportunidade.

Líder Coração Gelado

“Não quero saber, eu sou o líder, vai ser assim e pronto!”
Liderar é algo que não se deve fazer sozinho e sem ajuda. Nunca.
Liderar exige reflexão, boa audição e muita paciência. Pedir ajuda ou a opinião dos jogadores com quem você joga é uma maneira de mostrar que você está preocupado no bem de todos, e não tentando beneficiar uma parcela do grupo, além de ter mais opiniões antes de tomar suas decisões. Se a estratégia estudada por você não está dando certo, tente as sugestões dos demais membros do grupo. Se as pessoas estão muito dispersas na sua guilda, tente uni-las, mostrar que ali dentro todas têm um papel e todas têm igual importância, e procure saber os interesses dos membros ali presentes.

Você não está preparado sozinho

Existem milhares de bons líderes no WoW, e cada um deles possui muita boa vontade para ajudar quem está começando a liderar algo. Eventualmente participe de outras raides/guildas/cb ranqueados para ver como os líderes se portam, e tire proveito dos bons exemplos.

Escrevi esse post me baseando nas minhas próprias experiências, pois sou Raid Lider e Líder de Guilda e sei muito bem da responsabilidade que isso traz. Fui colocada como líder de guilda e de raide pelas necessidades do grupo, acabei adorando meu trabalho como líder, sei como é cansativo e problemático às vezes, mas é gratificante ver os bons frutos que esse trabalho traz. Um boss morto, uma rating melhor ou um elogio de um membro da guilda são coisas que me fazem muito feliz pelo trabalho que desempenho. Como não sou CB Líder mas admiro muito quem faz esse trabalho (inclusive o líder de RBG da minha guilda é fenomenal), vou deixar um vídeo aqui do Cabelera do PvPLab, que fez uma série de vídeos de estratégia para RBGs,e explicou algumas coisas sobre liderança dos CB ranqueados:



Muitas meninas aqui do site também são líderes de raide e guilda (aliás, já perceberam quantas meninas são líderes de guilda? Teria alguma razão? É algo a se pensar hein… Smile), e sei que muitos de vocês leitores também são. Liderar é algo que é muito valorizado na real life, inclusive no mercado de trabalho, e esse diferencial que aprendemos no jogo pode fazer muita diferença lá fora. Vamos aproveitar essa oportunidade pra colocar nossas experiências pessoais por aqui e trocar figurinhas. Quem sabe quantos novos líderes não nascerão depois desse post?



Fonte: Fonte Clique Aqui
Acrof
Acrof
Admin

Mensagens : 73
Data de inscrição : 21/01/2013
Idade : 43

https://lightofwarriors.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos