Light Of Warriors
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tutorial Shaman Elemental

Ir para baixo

Tutorial Shaman Elemental Empty Tutorial Shaman Elemental

Mensagem por Alan C. (Shamanola) Qua Fev 13, 2013 2:59 am

ELEMENTAL SHAMAN PVE

Shamman: Stats

Equipar-se pra um Shaman Elemental pode ser um pouco confuso já que muitos dos Mails de caster trazem stats que não são interessantes (notadamente MP5) e os Leathers e Cloths também não costumam ajudar muito por estarem cheios de Spirit.
Não vou fazer de novo aquele discurso sobre o scalling e os valores individuais de cada stat e sobre como cada um muda de acordo com quanto de gear você tem, para referência a esse tipo de coisa cheque meu tópico sobre moonkins, eu vou partir direto para o breakdown.

HIT RATING

- O Stat mais importante para todos os casters (e notadamente para todos os dps) no WoW.
- Ponto a Ponto o Hit Rating é o Stat que mais aumentará seu dps (até que se esteja capado nos 17%)
- Em uma raid os bosses são level Skull, ou seja, 3 níveis acima do seu independente de qual seja o seu nível. Isso quer dizer q você tem, basicamente, 17% de chance de dar miss no boss. É possível aumentar a chance de acertar o boss através de talents e Raid buffs além, obviamente do hit rating. O Ideal é atingir os 17% para se ter 100% de chance de acerto.
- 1% de hit da gear equivale a 26.23 de hit Rating.
- O Talento Elemental Precision e a Heroic Presence garantem, juntos, 4% de hit chance, reduzindo o hit cap para 13% o que significa, em números, 341 Hit rating sem a presença de um Moonkin/Spriest e 237 Hit rating na presença dos mesmos.
- Estar um pouco acima do hit rating não é nada demais, no entanto, cada ponto adicional de hit rating após o cap representa um aumento de ZERO no seu dps, o que significa que você está, inutilmente, ocupando espaço onde poderiam estar outros stats mais importantes.
- Como somos alliança eu nem cogitei a possibilidade de o Shaman não ser draenei, mas caso você já seja um Dwarf Shaman e não tenha um draenei na party (ou se você joga na horda) os números mudam para 289 e 368.

SPELLPOWER


- Spellpower é o Stat primário de Ele Shammies e é responsável por aumentar o dano individual de cada spell. Geme pra SP Power, Encante pra SP Power, Stack SP Power e seja feliz.

HASTE RATING

- Quase tão bom quanto spellpower (ênfase no quase). Possui uma interação bastante confusa com o cooldown fixo do Lava Burst sendo desperdiçado ate certo ponto e se tornando cada vez melhor a medida que lhe permite encaixar Lightning Bolts extras entre os Lava Bursts.
- Não geme pra haste a menos que seja um yellow socket com um bônus interessante de sp power, nesse caso utilize uma gema hibrida de sppower e haste.

CRITICAL STRIKE RATING

- O stat de dps mais fraco para um shaman, não escala tão bem quanto SP Power ou haste rating.
- Para aumentar sua chance de Crit em 1% você precisa de 45,9 pontos de Crit Rating.
- Shamans elementais possuem vários talentos que aumentam sua crit chance. Raid buffs também provêem bastante crit (entrarei em detalhes mais a frente).
- Não afeta Lava Burst já que o mesmo possui 100% de chance de crit na presença de um Flame Shock.
- Afeta o Flame Shock Glyphado (é obrigatorio glyphá-lo a menos que você use 2pT8 ^^)
- Não Geme pra Crit, não Encante pra Crit, aceite o crit que conseguir da Gear mas não o priorize sobre outros stats.

CRIT VERSUS HASTE

Que tal um pouco de retrospective? Bom, na Burning Crusade shamans ADORAVAM Crit. Era um excelente stat. Todos (os dois) os spells de dps dos mesmos podiam critar, possuam crits de 200% (full talentados) e os crits procavam clearcasting, o que melhorava a mana eficiency (na época isso era muito importante). Ao final da BC grandes quantidades de Haste (antes só disponível em Gears de ZA, BT e SWP) começou a aparecer em itens mail e stackar haste se tornou um caminho viável (e muito discutido). Haste ou Crit eram dois caminhos distintos a serem seguidos e em teoria um deles se mostrava só levemente superior ao outro.
ESSE NÃO É O CASO NA LICH KING. Existe uma diferença MUITO grande entre os stats de crit e haste com haste estando largamente superior. Escolher o stat errrado vai ter um impacto negativo imenso no seu dps, deixa eu detalhar um pouco mais o porque...

COMO CRITICAL STRIKES FUNCIONAM PARA ELEMENTALS

Os logs costumam mostrar que os shamans crita algo em torno de 70-75% dos seus spells. Visivelmente Crit tem um impacto grande sobre o dps de Elemental, mas isso não é necessariamente o crit rating.

Crit damage bônus

O modificador básico para um spell crit é o seu normal hit vezes 1.5 (diferente dos melees pra os quais um crit é sempre 200%), ou seja, 150% do dano do spell. A meta gem Chaotic Skyflare Diamond aumenta mais 3% o base crit bônus, depois disso são aplicados os talentos que modificam crit damage (eles stackam aditivamente uns com os outros):
- Elemental Fury representa 100% de bonus increase (ou seja de 150% para 200%) para todos os crits.
- Lava Flows aumenta o Crit do Lava burst em um adicional 24%.
Desta forma, com a Chaotic Skyflare o total Bônus damage causado por um crit é o seguinte:
Dano Base: 1.5*1.03 = 54.5% de dano extra
Multiplicador de talentos: 54.5% X (1+100%) = 109% de dano extra (aplicado a todos os spells menos lava brust)
E para o Lava Burst: 54.5% X (1+100%+24%) = 122.08%

Em suma, Críticos de Lightning bolts, Chain Lightnings, Flame SHocks, etc causam 209% do dano total e um crítico de Lava Burst Causa 222.08%.

CRIT SCALLING

Em suma o primeiro e mais óbvio efeito do Crit é aumentar o dano em pelo menos 109%. Este é um simples aumento linear no dano a medida que mais rating é aplicado, onde cada ponto extra de crit rating vale precisamente a mesma quantidade de dano extra (em termos de críticos potenciais).
O Crit possui, no entanto, outro efeito para shamans: Ele provoca CLEARCASTING STATES por causa do talento Elemental Focus. Tal state aumenta o dano dos próximos dois spells em 10% (e reduz seu mana cost em 60%). Como isso afeta dois spells a chance que um spell qualquer esteja sobre o efeito de Clearcasting pode ser calculada como uma função da chance de crítico dos dois spells anteriores (pra quem fez “Probabilidade e Estatística” eu devo estar soando familiar). Suponhamos uma chance de crit de 50%, a chance que o terceiro spell na sua rotação estará sob Clearcastiong é 1-(1-0.5)*(1-0.5)=0.75, ou seja 75%. Isso nos mostra que qualquer aumento pequeno na crit cahnce representa um grande aumento no uptime do Clearcasting, e isso sem considerar o Lava burst.
Lava Burst tem 100% de chance de Crit se houver um Flame Shock no target. Isso significa que os dois spells após um lava burst possuem 100% de chance de serem afetados pelo ClearCasting. Considerando um rotação (sem haste) de Flame Shock, Lava Burst, 4X Lightning Bolt, Lava Burst, 3x Lightning Bolt podemos concluir que os dois priemiros Lightning bolts possuem 100% de chance de Clearcasting e que os próximos dois (e o segundo lava burst) possui 75% de chance cada, ou seja 4 dos 10 spells na rotação possuem 100% de chance de ter CC up e 6 dos outros 10 possuem 75%, isso dá uma média de 85% de uptime (isso é apenas considerando 50% de crit).

Os Cálculos do BINKENSTEIN (no elitist jerks) nos mostram que adicionar mais spells à rotação não afeta significativamente o uptime do Clearcasting.
Se alguém quiser detalhes a formula é:

(-c²n + 4c² +2cn – 8.05c+2n+4.05)/n

Onde C é a chance de crit do lightning bolt e N é o numero de spells na rotação. O Gráfico é o seguinte:


BUFFS DE CRIT

Finalmente, considere os buffs que aumentam a crit chance emu ma raid:
- Thundering Strikes = +5%
- Call of Thunder (Lightning bolt, Chain Lightning e Thunderstorm) = +5%
- Elemental Oath = +5%
- Totem of Wrath = +3%
- Imp Scorch / Imp. Shadowbolt = 5%
- Focus Magic (se aplicado) = +3%
- Blessing of Kings + Arcane Brilliance ~= +1%

Total = 27% (24 sem FM)

O VALOR DO CRIT RATING

Então, resumindo:
- Lava Burst (entre 20 e 30% do dano de um shaman) não é afetado por crit.
- Lightning overlord faz seu efeito ser levemente ampliado (16.5%) num Lightning Bolt
- Clearcasting sofre diminishing Retunrs Rapidamente ao se adicionar mais critico (a um ponto em que crit extra simplesmente não afeta mais seu uptime)
- Já se recebe uma grande quantidade de crit dos Talents e Raid Buffs o que já deixa o uptime do CC em 70% mesmo com pouca Gear.

Conclusão: Enquanto Críticos são extremamente importantes para um Ele Shammie o critical strike rating não é. Não existe um nível mínimo de crit necessário para sustentar a crit dependancy dos buffs da calsse devido ao Lava Burst.

COMO HASTE FUNCIONA PARA ELEMENTAIS

O haste é um pouco mais dificil de modelar ja que a rotação do shaman depende de um spell de duração fixa (Flame Shock) e um de cooldown fixo (Lava Burst), em adição ahste pode ser afetado por procs e buffs que podem diferir de momento para momento, consequentemente a adição de mais haste produz um efeito linear na maior parte do tempo, mas com variações mais dramáticas a partir do ponto onde spells extras podem ser inseridos na rotação (entre o cooldown do lava burst).
Haste afeta os cast times ao permitir que mais spells sejam castados dentro de um determinado intervalo de tempo. Quanto mais Haste menos se faz necessário “clipar” o cooldown do Lava Burst enquanto se casta Lightning Bolts até que, eventualmente, alcancemos o ponto onde se casta um LB adicional antes que o cooldown do LvB acabe.
O Global Cooldown pode ser reduzido até um cap de 1 segundo e embora o haste possa reduzir o cast time para menos que isso ele passa a não representar dps increase já que você passa a efetivamente esperar pelo Global Cooldown. O Soft Cap de Haste para Lightning Bolt (considerando Heroism, Wrath of air Totem e Improved Moonkin aura) é de 1386.
Conclusão: Haste Rating afeta favoravelmente todos os spells (sim, incluo Flame shock nisso pq o GCD usado para castar o SHock também é reduzido) e é consistentemente valoroso para shamans elementais. Haste rating acima de 1386 possui valor reduzido durante Heroism.
Então, Crit ou Haste?
Uma dada quantidade de Haste rating é sempre melhor que uma mesma quantidade de Crit. Isso não torna crit um stat ruim, sim, ele é pior que o haste, o que implica que em qualquer situação em que você tenha de escolher entre os dois haste terá um resultado melhor no dps.
Devo Gemar para haste?
Ponto a ponto haste não é um stat tão valorizado quanto spellpower na maior parte das circunstancias (o que é ainda mais exagerado pelo fato de SP Power custar mais barato como um stat no item budget de um item que Haste, 20 de haste numa gem contra 23 de SP Power). No entanto, como eu falei, caso o socket seja amarelo e o bonus seja interessante (notadamente SP Power) uma gema hibrida de haste e SP Power faz bem, o serviço.
E pra crit, devo gemar?
HELL NO! Não mesmo! A escolha seria entre 10 de haste e 10 de crit e o haste será SEMPRE uma escolha melhor.

INTELLECT
O único stat primário que afeta o dps de um shaman. Provê uma quantidade marginal de Crit e Mana Regen, aumenta nosso basic mana pool e a mana recebida por replenish de raid. Não Geme pra Intellect e não encante para o mesmo (exceto, é calro, em Shields onde essa é a única opção).

STAMINA
Isso é um stat? Sei lá, parece Stat de tank… Mas me dizem que dps bom é dps vivo, então, não sei julgue por si só...

MP5

Bom, seguinte, shamans não possuem muitas opções quando se trata de gemas azuis e é necessário ter duas para manter a Meta Gem funcionando. Gemar uma hibrida de sppower/mp5 em dois sockets pode ser uma opção (embora eu ache melhor gemar sppower e stamina). NOTE QUE MANA REGEN É UMA COISA QUE NÃO É PROBLEMA PARA SHAMANS ELEMENTAIS EM PVE.
SPELL PENETRATION
Eu escrevi um tópico inteiro sobre isso e em suma vou dizer que sp pen não é um stat de raid, é um stat extremamente situacional e com poucos resultados. Como shamans não têm muitas opções talvez seja valido usar duas (ao invés das duas de mp5 lá, mas eu prefiro usar 2 de stamina).

SPIRIT

WOOHULL!! Excelente stat, aumenta sua mana regen WHILE NOT CASTING e seu health Regen WHILE OUT OF COMBAT (10% em combat para Trolls). Nem preciso dizer pra fingir que o stat não existe, preciso?


SPELLS E ROTAÇÕES



Spells Primários

- Flame Shock: Um spell que provoca um pequeno hit de dano direto e deixa um DoT. Como é instant cast, tudo que nos custa é um global cooldown, é um spell de alto “Damage per execution time”; representa um aumento considerável de dps se considerado seu glyph e sua interação com o Lava Burst.
- Lava Burst: Um nuke de cast rápido com um cooldown de 8 segundos. Se seu target estiver afetado por flame shock o lava burst vai sempre critar, isso o torna o marco de um ciclo de dps. O Lava burst costuma representar algo entre 20% e 30% do dano de um shaman embora só ocupe 15% de seu cast time.
- Lightning Bolt: A Main Nuke do shaman, sem cooldown e com base cast time (talentado) de 2 segundos. Representa entre 50 e 60% do dps de um shaman.
- Chain Lightning: Um Spell bem poderoso, de cast rápido, que acerta até 3 targets e que tem uma interação bem interessante com o Lightning Overlord, cusat, no entanto, muita mana e é bem “CURIOSA” de usar em single target.
- Fire Nova: É o AoE. Fire Damage em área em torno de qualquer fire toten que o shaman possua no chão, não requer LoS entre o shaman eo referido totem (requer, no entanto, que se esteja no range de spell casting). Sue dano e custo de mana o tornam viáveis apenas para AoEs.

A ROTAÇÃO DE DPS


A rotação básica pode ser entendida, na realidade, como uma ordem de prioridades. O que você casta depende de o que você está castando, o que já castou e o que está disponível para ser castado (sei que ficou confuso, mas...).
LEMBRE QUE A PRIORIDADE TOP DE TODO SHAMAN É QUE OS TOTENS ESTEJAM UP E EM RANGE DO GRUPO.

- Prioridade 1: Flame Shock. Certifique-se de que o mesmo está no alvo e caste-o caso não esteja.
- Prioridade 2: Lava Burst. Está fora do cooldown? Se sim, caste tão logo seja possivel. Certifique-se de castar apenas se Flame shock estiver ativo para assegurar-se que o mesmo critará.
- Prioridade 3: Lightning Bolt. Preencha o resto do tempo spammando Lightning Bolts, mas tenha em mente o que falarei a seguir dobre o Chain Lightning.

CHAIN LIGHTNING


É aqui que as coisas começam a se complicar (e onde os homens se diferenciam dos meninos ^^).
Eu pensei em começar comparando o Base DMG e o DPS dos spells

Lava Burst: Base damage: 1355 (903 DPS)
Chain Lightning: Base damage: 1042 (694 DPS)
Lightning Bolt: Base damage: 768 (384 DPS)

Para um shaman pelado mesmo um Lava burst que não crit é melhor que um chain lightning, que por sua vez é melhor que um Lightning Bolt, mas ninguém raida pelado... Vamos falar sobre scalling. O Coeficiente de spell Power de um determinado spell pode ser calculado através dakela formula de (basecasttime/3.5) e aplicando-se os modifiers de talents e buffs. OS números são os seguintes:

Lava Burst: Coeficiente de 77.14% (87.14% com Glyph of Lava), 122.08% de crit modifier (calculei lá no inicio)
Chain Lightning: Coeficiente de 72.14%, 109% de crit modifier e +5.5% de dano do Lightning Overload.
Lightning Bolt: Coeficiente de 86.43%, 109% de crit modifier, +16.5% de dano do Lightning Overload e mais +4% de dano do Glyph of Lightning Bolt

Podemos ver que o Lava Burst tem o maior DPS e (potencialmente) o melhor scalling, some a isso o fato de ser um crit garantido e ele é, sem dúvida, o melhor spell (é, no entanto, não spammável devido a seu cooldown de 8 segundos) É possivel ver que Lightning Bolt escala melhor que Chain Lightning embora seu Base DPS seja bem menor. Simulando alguns números podemos fazer comparações, considerando 2500 sp Power, 40% crit Chance e 18% de haste temos:

Chain Lightning: Dano médio por hit de 5506; DPS de 4331
Lightning Bolt: Dano médio por hit de 6569; DPS de 3876

Chain Lightning está 11% acima de Lightning Bolt…
Simulando o dps de um shaman melhor equipado (3800 sp Power, 37% Haste e 50% crit) temos:

Chain Lightning: Dano médio por hit de 7864; DPS de 7182
Lightning Bolt: Dano médio por hit de 9771; DPS de 6693

A diferença cai (apenas 7% agora) devido ao scalling melhor do LB, no entanto Chian Lightning continua na frente.
Em termos de DPM o Lightning Bolt é um spell muito mais barato, seu custo (sem convection ou 2pt10) é de 10% do base mana, o Chain Lightning, por sua vez, é muito mais caro, custa 26% do base mana (1142 de mana), ou seja 160% mais caro. É um preço alto a se pagar por ~10% a mais de dps, mas o maior problema ai se incluir CL na rotação não é nem seu custo, é o fato de que, se usado no momento errado, ele pode representar uma perda de DPS.

O Problema do Chain Lightning em Single Target

Primeiro que, no nível 80, por pior que seja sua gear um CL não bate tanto quanto um LB, isso significa que seu DPS mais alto em single target vem, obviamente, de seu cast time mais curto. O que isso quer dizer? Simples, siginifica que se você castar um Chain Lightning e não aproveitar o tempo extra que você ganhou já encaixando um outro cast (normalmente um Lightning Bolt) o DPS comparativo do spell despenca e você perdeu dano no fim das contas.
Segundo que Chain lightning atinge o “soft cap” de haste (quando o cast time se iguala ao GCD Mínimo, ou seja 1 segundo) muito antes do Lightning Bolt. Bastam 15.4% de haste para colocar o cast time do CL abaixo de 1sec durante Heroism/Bloodlust, esse número é ainda menor se adicionado o Elemental Mastery. Quanto mais haste, mais perigoso utilizar CL durante Heroism ao ponto em que se torna uma perda de dps ao invés de um ganho.
E por fim, o custo de mana amis alto do Chain Lightning pode significar que, em uma luta mais longa, você precise começar a utilizar Thunderstorms com regularidade, ou a renovar o Water Shield mais vezes, todas as ações ocupam GCDs o que implica na perda de Dano.

Mas então, como encaixar o Chain Lightning

Existem duas formas de pensar na utilização regular de Chain Lightning:
1 - Só utilize-o depois do Lava Burst para Garantir que o ClearCasting estará up para reduzir seu mana cost (certifique-se de utilizá-lo como o segundo spell após o Lava BUrst para garantir que o LvB já atingiu o Target). Alguns theorycrafters calculam que esta execução resulta num ganho de aproximadamente 50dps.
2 – Use o spell sempre que possível. Embora os theorycrafts indiquem que essa opção representa um ganho de aproximadamente 100dps existe o risco de esse ganho ser desperdiçado devido À necessidade de maior gerenciamento de mana.
Uma coisa que eu acho importante ressaltar é que se você está utilizando cahin lightning quando seu cast time encontra-se abaixo do Global Cooldown ou se a utilização do mesmo na sua rotação está fazendo com que você tenha tempo (algo em torno de 0.3-05segundos) extra no final da rotação enquanto espera por um Lava burst você está, efetivamente, perdendo dps.
Conclusão: Utilizar Chain Lightning numa rotação single target não é uma escolha simples, é necessário considerar o mana usage, a duração da luta, seu nível de gear e, PRINCIPALMENTE, sua capacidade de lidar com o tempo extra gerado.
Antes de continuarmos a falar dos spells (temos ainda os spells secundários (Thunderstorm, Elemental mastery, Flametongue Weapon e Frost Shock) antes de entrarmos nos Totems) eu gostaria de fazer logo as observações que eu considero pertinentes quanto ao Lava Burst.

A INTERAÇÃO DO LAVA BURST

Durante o Beta da Wrath of the lich king (quandoos shamans começaram a conhecer o Lava Burst) os theorycrafters perceberam o spell não só reduzia o valor do crit rating (que os shamans da BC tanto amavam) mas que a quantidade de dano que ele causava combinado com seu cooldown fixo e a duração fixa do Flame shock siginificava que o Lava burst possuia uma interação estranha com haste.
O Haste, foi o que se pensou a principio, só teria valor se nos permitisse encaixar um numero preciso de lightning bolts em 8 segundos. Várias tabelas e gráficos foram construídos mostrando que o valor de haste era essencialmente nulo até que esse ponto “mágico” fosse alcançado, ponto a partir do qual o dano decolava por causa desse spell extra. É claro que isso foi, posterirormente, desmentido principalmente porque não considerava a segunda parte do clico (onde se tem de renovar o Flame Shock).
Mas não é sobre isso que eu quero falar agora, a questão aqui é: EXISTE UM PONTO ONDE VALE A PENA NÃO CASTAR UM LIGHTNING BOLT EXTRA E EXPERAR PELO COOLDOWN DO LAVA BURST?
Bom, a forma mais fácil de responder à essa pergunta é utilizando um spreadsheet e fazendo-o calcular o dps de duas rotações distintas. Uma delas onde se caste Lightning BOlt até que o cooldown do Lava BUrst tenha efetivamente acabado e uma outra onde se o Gap entre o inicio do cast e o cooldown restante no Lava BUrst seja inferior ao cast time do lava burst esse tempo seja preenchido com NADA, ou seja, nada seja castado até que o cooldown do LvB acabe.

O Teste

Para um primeiro testes foram fixados valores de 3500 de SP Power e 45% de crit e realizados incrementos de haste de 1% em 1%. Como pode ser visto no gráfico abaixo os valores se iniciam muito parecidos e entao divergem dramaticamente até que se atinja 27% de haste. Nesse ponto eles convergem novamente até que a “Wait” dps excede a “No Wait” dps em 11 (isso memso, 11 de dps, UAU), eles então, rapidamente divergem novamente.


Em suma, existem situações onde teoricamente a rotação de esperar pelo lava burst pode representar levemente mais dps, no entanto, essas situações ocorrem apenas em valores específicos de haste (os quais são muito mais baixo que a maioria dos shamans elementais tem em raid) e o dps increase resultante nesses momentos específicos é minúsculo enquanto que o ganho de dps de não esperar em todos os outros casos é imenso.
Como uma conclusão eu digo que, ao se considerar todos os outros fatores afetando uma rotação (como latência, dinâmicas do encontra, variações de haste, procs e principalmente erro humano) não há como determinar se NAQUELE EXATO MOMENTO DA SUA ROTAÇÃO vale a pena ou não esperar o cooldown do lava burst, no entanto, não esperar, reprensenta na maior parte dos casos um aumento muito amior de dps do que esperar. Alem do que, se você esperar, e errar, você está perdendo muito mais DPS do que vocÊ teria ganho se acertado.

SPELLS SECUNDÁRIOS


- Thunderstorm: Um spell interessante e inovador. Uma das poucas magias de dano do jogo que ao invés de custarem algo para ser feito te dão algo em troca. Thunderstorm possui um efeito situacional de Knockback, causa dano em área ao redor do caster e regenera mana. Note que representa a perda de um GCD se você tiver de interromper sua rotação para utilizá-lo apenas para mana.
- Frost Shock: YARRRRR FROST SHOCK!!! Tão overpowered nos days do Vanilla ele hoje serve apenas como um Filler que pode vir a ser perigoso. É um spell instant cast que causa um dano direto considerável mas que gera High ammount of threat e shareia cooldown com os outros shocks, deve ser utilizado apenas caso seja necessário se movimentar e a duração restante no Flame Shock seja alta demais para não compensar o clipping do mesmo (e obviamente se o threat permitir).
- Wind Shear: Um interrupt básico, fora do Global Cooldown, instant Cast e que possui o efeito adicional de reduzir uma certa quantidade do threat atual do shaman no target.
- Elemental Mastery: O Cooldown de 3 minutos do shaman, representa um ganho considerável de dps e deve ser utilizado tão freuqnetemente quanto possível. Devido à alta quantidade de haste nas gears atuais geralmente combinar Elemental mastery com Heroism provoca algumas interações esquisitas com o Global Cooldown.
- Flametongue Weapon: Não bem um spell, mas ainda assim interessante de apontar. Um Weapon Imbue que dá extra spell Power (e extra crit se glyphado, mas eu vou chegar lá...). Deve estar SEMPRE up na arma do shaman.

O AOE

Na minha opinião quando a blizzard normalizou os aoes das classes (Blizzard, Hurricane, Rian of Fire e volley são o mesmo spell so com animações diferentes) deu o spell de raios (Hurricane) ao Druida e deixou o shaman chupando dedo, por conta disso a “rotação de aoe” de um shaman é um pouco mais complicada.
Durante um pull de Aoe o Shaman ira dropar o magma totem (ou o fire Elemental totem), pegar o target primário do tank e fazer sua rotação normal de dps priorizando o uso de Chain Lightning e de Fire Nova. Thunderstorm pode ser usado, mas caso o mesmo não esteja glyphado (o que eu recomendo) pode resultar em um tank mostrando no vent ou no raid chat todo o amor que ele sente por sua mãe.

Chain Lightning como um Aoe

Utilizar CL como um AoE é algo óbvio, o que eu queria apontar era so a interação do spell com Lightning Overload. O Spell básico é capaz de atingir até 3 targets e cada um dos hits possui 11% de chance de procar um lightning overload op que provocorá um novo chain lightning (com 60% do dano do CL que resultou no proc ao alvo primário) e que também pulará em 3 targets. Achei que seria digno de nota apenas porque, embora o dano não seja monstruoso (já que o dano decai a cada target extra e que o proc em um target secundário é baseado em 60% de um dano já decaído) a animação é bem legal. Se o seu Chian Lightning acertar 3 alvos e cada um dos 3 hits procar o Overload, bom, temos ai um monte de raios.


Bom, a rotação básica já foi, então, que tal um pouco de:

O QUE FAZER DURANTE A MOVIMENTAÇÃO

Muitas lutas envolvem movimento e maximizar o dano que você causa enquanto se move é algo importante. Utilizar habilidades de dano instant cast pode parecer a opção mais óbvia, no entanto fazer algo que vai te permitir dar mais dps posteriormente na luta (um warlock usando life tap ou um moonkin renovando Gift of the wild pra procar 2pT10, por exemplo) também pode resultar num dano de dps considerável. Em geral:
- Se você tem de se mover e Flame Shock não está no Cooldown, caste-o mesmo que o mesmo já esteja tickando no target. Não é possível castarsua rotação de dps maior enquanto se move e isso pode lhe poupar o tempo de renová-lo num futuro.
- Se você sabe que terá de se mover num futuro próximo, por exemplo para dropar totens, tente acertar o timing do seu movimento com o do flame shock.
- Se você não tem nada melhor pra fazer enquanto se move esse é um bom momento pra redropar seus Totens. Isso pode te salvar tempo num futuro na luta (exemplo do life tap).
- Se você sabe que terá de se mover novamente em breve e o flame shock ainda possuiuma duração alta no seu DoT pode considerar castar Frost Shock (caso o Agro permita) ou Earth Shock (caso não permita).
- Se os shockes estão no cooldown e há targets próximos de seu Fire Totem, FIRE NOVA!
- Durante movimentação é também um excelente momento para usar Thunderstorm e ganhar um pouco de mana (ou mesmo causar algum dano extra). Se seu water shield está se esgotando é também uma hora para renová-lo.
- Enquanto se move, veja se é possível parar por alguns segundos para castar um spell rápido como Lava Burst ou Chain Lightning. São spells de cast time curto que podem, muitas vezes ser encaixados em movimentos como a “dança” do Heigan, por exemplo (eu ficava usando scorches e fireblasts nessa hora pra tentar procar hot streaks e mandar instant pyros ^^)

OS TOTENS


Totens são uma parte importante, não só da classe shaman como do Spec Elemental. Certifique-se de sempre escolher os totens corretos e mantê-los durante todo o tempo e lembre-se que a maioria dos totens possui apenas 30 jards de range e que é sua responsabilidade certificar-se que eles estão no range de quem precisa deles.
Os totens mais comumente utilizados por shamans elementais são:

Fire:

- Totem of wrath: É o Totem Talentado dos Ele Shammies (41pts na árvore de Elemental), ele provê spell Power (o que também pode ser buffado por um warlock demonology) e um debuff de 3% de crit no target (que também pode ser buffado por um Ret Paladin ou por um Rogue com Máster poisoner), no entanto, a natureza “passiva” e em área do totem o torna claramente superior em situações de AoE. Não Stacka com Flametongue Totem
- Se nos encontrarmos em uma raid onde os buffs já estão sendo supridos (ou por outro Ele Shammy ou pela combinação de um Lock e um Rogue/RetPally) podemos utilizar o Searing Totem (em caso de single target) ou o Magma Totem (AoE) ou ainda o Fire Elemental Totem para conseguir um pouco mais de DPS (note que o range do searing totem é só de 20 jardas).
-Magma Totem: É o Equivalente em área do Searing Totem, causa uma quantidade considerável de dano. Lembre-se de considerar o que vai custar a seu gfrupo a perda do totem of wrath antes de castar esse totem.
Frost Resistance Totem: A luta tem muito Frost Damage, não há Paladino para aplicar a Frost Aura... GG Totem FTW
Qualquer fire totem pode ser usado como base para o spell FIRE NOVA

Air

- Wrath of Air Totem: É um buff de haste que é exclusive da Classe, só shamans conseguem aplicar esse buff de 5% de spell Haste e o memso deve estar smepre up num grupo que possua um shaman Resto ou Ele Shammie.
- Windfury Totem: Melee haste? Os melees podem todos morrer de uma morte bem lenta que eu não estou nem... Epa, malz, caso já haja o buff de Spell haste sendo aplicado por um outro Shaman ou o grupo seja muito Melee Heavy, vale a pena usar esse totem.
- Nature Resistance Totem: ToGC, Anub’Arak, Fase 3... Soa sinos para alguém? Emu ma luta com muito nature damage é muito mais fácil para um Shaman aplicar a nature resistance que para um Hunter.

Water

- Mana Spring Totem: É a escolha comum entre totens da water school, infelizmente o buff não stacka com o da Blessing of wisdom. Resto Shamans e Holy Pallies aplicam um buff mais poderoso por ser talentado.
- Healing Stream Totem: É uma opção interessante caso já haja a aplicação de Mana Spring/Blessing of Wisdom. Pode ajudar um pouco com um tick pequeno, mas constante, de heal.
- Cleansing Totem: Ulduar, Yogg 0, Fase 2... Bom, em suma qualquer luta “debuff heavy” é um bom motivo pra usar Cleansing totem, só por favor NÃO USEM ESSE TOTEM DURANTE O ENCOUNTER DO PROFESSOR PUTRICIDE!
- Fire Resistance Totem: Mesma coisa dos outros totens de Resistencia, se não tem outra fonte aplicando e é útil no encounter, é uma opção.

Earth

Aqui não existe nenhum Totem realmente de Elemental, apenas alguns com uma certa raid utility...
- Strength of Earth Totem: Nenhum beneficio real para Elementais e é o mesmo buff do Horn of Winter do Death Knight. É um buff importante para melee classes (aquelas que como eu já disse podem ir arder nas chamas eternas do... ops)
- Stoneskin Totem: É uma alternativa mais útil aos elementais, provê um buff de armor que representa uma certa mitigação extra e EXTRANHAMENTE o Jober me mostrou que STACKA com a Devotion Aura.
- Tremor Toten: Bons tempos do Archimonde onde a gente separava os Shamans por grupo pra garantir que toda party ia ter um tremor totem... Bom, é útil em encounters com Fear, sem mais.
- Earthbind Totem: Pode ser extremamente útil em situações de Add control (Saurfanng anyone?) principalmente considerando que o do Elemental aplica um Root em área similar ao frost nova em adição ao efeito de slow, só tome cuidado pra não prender um add que um tank está tentando movimentar.
- Grounding Totem: O exemplo mais recente que eu consigo me lembrar para essa luta era a Maiden of Virtue de Karazhan e seu holy fire. Bom, é uma mecânica não-essencial, mas interessante...

HEROISM / BLOODLUST

Este spell é uma das maiores contribuições de um shaman a uma raid (muitos pugs de 10-man acabam demorando mais que o necessário para se formarem por conta de necessitarem esperar um shaman). O que ele efetivamente faz é comprimir o que seria equivalente a 50-55 segundos de dps (talvez mais se combinado com os cooldowns individuais) em 40 segundos. A melhor hora de usar Heroism (pensando em puro dps) é no inicio de um encounter, quando todos os cooldowns de todo mundo mais na raid está pronto para ser usado. No entanto, muitas lutas possuem momentos que são mais propícios ao uso do heroism (Icehowl depois do charge) ou fases que requerem um certo BURST DOWN. Adicionalmente muitas lutas possuem mecânicas que forçam movimento ou impedem o boss de ser atacado por um período, NÃO USE heroísm pra coincidir com esses momentos já que seria um desperdício do buff.
Dependendo do equilíbrio de classes na sua raid utilizar Heroism nos últimos 35% do boss é equivalente em termos de dps (e ate superior) a utilizá-lo no inicio do encounter, é óbvio que dessa forma você corre o risco de ter Raiders mortos ou sem mana a esse ponto, ou ter alguma mecânica da luta que impeça o dps máximo, portanto, em dúvida, use-o tão logo seja possível.

Seu Raid Leader provavelmente terá em mente um momento especifico para o uso do heroism e você deve SEMPRE seguir as instruções dele. Verifique com ele antes do encounter caso não tenha certeza.

IMPORTANTE: Usar Heroism/Bloodlust aplica em toda a raid um debuff indispelável de 10 minutos chamado Exhaustion/Sated que impede que aquela pessoa seja beneficiada por heroism, então, utilizar heroism no momento errado possui conseqüências maiores do que apenas não ter o CD up.
Tenha cuidado com a forma como usa o spell.

TALENTOS

Eu sinceramente pensei em discutir cada ponto de talento na árvore de Elemental, mas como eu normalmente não faço isso nos guias (e como este já está grande o bastante a esta altura) decidi falar da build “cookie cutter” e simpolesmente indicar alguns erros que as pessoas normalmente cometem.
Elemental utiliza um spec básico de talentos sem muita variação já que quase todo talento do spec é crucial para conseguir Máximo dps. A build é a seguinte:

57/14/00 - Elemental Shaman Spec

O talento de Tier 1 “convection” não é tão necessário já que numa raid os shamans costumam ter mana infinita, é uma opção trocar 2-3 pontos por “Elemental warding” pra negar um pouco do dano de raid.
Muitos Shamans novos tendem a specar pra pegar “reverberation”, a questão é que, não é necessário um cooldown reduzido no shock e é desperdício de pontos, mesmo que você esteja com a interrupt duty de um boss (tipo General Vezax ou Lord Jaraxxus) o cooldown untalented é suficiente.
Na época de Sarth 3d eu me recordo que alguns shamans usavam “improved Ghostwolf”, aparentemente é útil em encounters “outdoor” (eu consigo pensar em bem poucos... em ICC só Gunship), uma outra opção pra esses pontos é em “improved Fire Nova” mas também é situacional para encounters AoE heavy (ToGC 25 Anub’Arak, ICC 25 Lady Deathwhisper).

GLYPHS


Elementais possuem 4 Glyphs viáveis que são considerados os QUATRO GRANDES (The Great Four no original) e possuem mais alguns interessantes além de um debate fervoroso entra os Glyphs do Totem of Wrath e do Lava... Bem, lá vamos nós:

Major Glyphs

Glyph of lightning Bolt: Increases the damage dealt by Lightning Bolt by 4%.
Simply put, um modificador de 4% no dano final do seu LB, aplicado após coeficientes e stackando aditivamente com “concussion”, também afeta Lightning Overloads.
O Glyph mais forte de um Ele Shammy.
Prós: Qualquer luta que envolva ficar parado castando irá inflar o valor dele glyph (além de LB ser em torno de 60-65% do dmg de um ele shammy). Qualquer encounter com modificadores de spell damage ou haste irá inflar o valor desse glyph.
Contras: Quanto mais um encounter requerer movimentação menos você vai castar o seu spell de menor prioridade. Qualquer encontro de AoE também reduz o valor desse glyph.

Glyph of Flame Shock: The periodic damage dealt by your Flame Shock can now be critical strikes.
Exatamente o mesmo bonus de 2pT8 (equipar ambos não trás NENHUM beneficio adicional). Permite que o Dot do Flame Shock Crit, importante notar que a chance desse crit depende da sua crit chance no momento da aplicação. Um dos melhores e mais excitantes glyphs disponíveis a Ele Shammies.
Prós: Qualquer encounter que envolva Flame shock (todos eles) e principalmente os que envolvem shocks em multiple targets.
Contras: Perde valor em encounters de movimento onde se renova FS cedo. Encounters que acabem rápido demais pro FS Tickar também desvalorizam o Glyph.

Glyph of Totem of Wrath: When you cast Totem of Wrath, you gain 30% of the totem’s bonus spell power for 5 min
Encurtando o papo, 84 de sp power passive desde que você renove o buff 1 vez a cada 5 minutos. Nada mais, nada menos. Como eu falei lá em cima, SP Power é o nosso stat mais útil (após o hit cap). É o terceiro melho Glyph de um Ele Shammie.
Prós: Afeta todo e qualquer spell e o buff dura 5 minutos mesmo que você remova o totem of wrath.
Contras: Existe discução sobre o Glyph of lava e como o scalling com gear pode torná-lo superior à esse glyph, seria algo em torno de 5.6k de spell Power sem o bônus de 4pT9 (e 4.6k com o bônus).

Glyph of Lava: Your Lava Burst spell gains an additional 10% of your spellpower.
É um buff que stacka aditivamente com o “shamanism”, embora seja um buff bom só afeta um único spell, spell esse que só é castado uma vez a cada 8-10 segundos. Use-o se possuir 2pT8 (pois ganha um slot a mais de glyph) e considere-o se usar 4pT9 e possuir mais de 4.6k SP Power.
Prós: Ganha um pouco mais de valor em situações onde o Lava Burst fique mais priorizado como conseqüência de uma quantidade menor de casts (situações de muito movimento).
Contras: A medida que a contribuição percentual do Lava Burst para o dano total do Shaman cai, também cai o valor desse glyph.

Glyph of Flametongue Weapon: Increases spell critical strike chance by 2% while.
Eu prometi mais cedo, então tenho de cumprir, hora de falar desse glyph. Bom, Faz o Flametongue nos dar adicional 2% de Crit. O problema não é que esse glyph seja ruim, é que os outros 4 já são tão superiores (e só são 3 slots) que não é possível usar esse glyph.
Prós: Ganha valor em qualquer situação que valorize crit (buff de storm de Hodir pra um Hard Mode talvez).
Contras: Eu já expliquei sobre o Valor do crit e sobre a comparação entre crit e haste, sem mais...


Glyph of Fire Elemental Totem: Reduces the cooldown of your Fire Elemental Totem by 5 min.
O Elemental dura 2 minutos e causa algo em torno de 1.5k DPS em single target (mais que isso em múltiplos mobs). Em uma luta de 10 minutos, com um uptime de 1/5 representa um ganho de 300dps no overall da luta. Geralmente 10 minutos de Cooldown é o bastante para que o spell seja usado 1 vez em cada try séria de boss. Então, a pergunta sobre usar ou não esse glyph depende de:
- Se o glyph vai permitir que o Elemental seja usado em uma situação onde antes não seria.
- Se o Elemental vai estar no range dos targets e vivo por tempo o bastante para valer a pena.
Se um encounter dura em torno de 7 minutos o uso do eglpyh pode significar bastante dano extra já que seu overall uptime será ainda maior (4 minutos em 7 é mais de 57% de uptime, muito superior aos 20% da situação não glyphada de 2 minutos em 10), no entanto, caso o Elemental morra todo esse uptime extra é perdido e o glyph é desperdiçado. Eu recomendaria carregar alguns desses glyphs e alguns do Totem of Wrath na bag para trocar de acordo com o encounter.

Glyph of Fire Nova: Reduces the cooldown of your Fire Nova spell by 3 seconds.
Glyphado e Talentado o Cooldown do Fire nova cai para 3 segundos.
Prós: Em uma situação de AoE puro representa um ganho de 500 dps por target.
Contras: Inútil em qualquer encounter puramente de single target.
Não vale a pena ter o glyph em sua build comum, no entanto vale a pena considerar ter um spec especializado em AoE com esse glyph para os encounters de AoE.

Glyph of Elemental Mastery: Reduces the cooldown of your Elemental Mastery ability by 30 sec.
Eu (e todos os theorycrafters que eu encontrei) SINCERAMENTE não entendo porque, mas o MEK (da Ensidia) usa esse Glyph ao invés do Totem of Wrath.
Elemental Mastery é um cooldown de PVE interessante, mas não é forte o bastante para justificar o uso desse glyph ao invés dos “Great Four”, nem mesmo com 2pT10.
Prós: O valor do Glyph praticamente dobra com 2pT10, mas ainda assim apenas implica em 1 Elemental Mastery a mais por encounter.
Contras: Sem 2pT10, nem pensar. Mesmo com me parece estranho.

ENCHANTS

Head: Arcanum of Burning Mysteries.
Shoulder: Greater Inscription of The Storm ou Master’s Inscription of the Storm (Inscriptor Only)
Chest: 10 All stats (Slackers Teimam em usar +8 all stats)
Legs: Saphire Spellthread- 50 Spell Power & 30 Stamina
Bracers: 30 Spell Power ou 76 Spell Power (LeatherWorkers only)
Back: 23 Haste ou Lightweave Embroidery (Tailor Only) ou 24 Sp Power (Engineer Only)
Gloves: 28 Spell Power ou 20 Hit Rating (somente se estritamente necessário), Hyperspeed Accelerators (Engineer Only)
Boots: Icewalker ou 24 Crit Rating (Engineer Only)
Belt:Eternal Belt Buckle
Weapon: 63 Spell Power ou 81 Spell Power (depende se Mace/Dagger ou Staff)
Quanto ao Black Magic, o Patch 3.3 mudou o Enchant Black Magic para um efeito de proc de Haste (35% de chance de procar 250 de haste por 10 segundos, 35 segundos de interal cooldown).
Quando essa mudança primeiro apareceu no PTR vários shamans postaram seus cálculos no Elitist Jerks e mostrando que este encanto não era melhor que Mighty Spellpower, mas mesmo assim em vários forums se vê shamans sugerindo que o encanto é “best in slot” bom, não é.

GEMS

O Gemming pra um Ele Shammy é muito similar ao Gemming pra um Mage, exceto que como spirit é inútil as duas gemas azuis a serem usadas para ativar a Meta Gem (chaotic skyflare diamond) deve ser a Glowing Dreadstone ao inves de Purified Dreadstone. No mais, 23 Sp Power em todos os sockets a menos que seja um socket amarelo com um socket bônus interessante de SP Power, nesse caso utilize uma Reckless Ametrine.

Alan C. (Shamanola)
Admin

Mensagens : 16
Data de inscrição : 21/01/2013
Idade : 27
Localização : Pitanga

https://lightofwarriors.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos